Olhar Imparcial

Uma visão batuta sobre o mundo da cultura Pop

Breaking

Post Top Ad

Your Ad Spot

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

[RELATO] AULA PÚBLICA: TARIFA ZERO JÁ! (Mov. Passe Livre)

Texto e Imagens: Ribas Machado


Enquanto o dia 09 não chega, enquanto o seu lob... Ops!! Os aumentos (Gov. e Pref.) não vem...



Hoje, dia 05 de janeiro de 2015...



Numa tarde chuvosa...

Lá vou eu pra frente da Prefeitura...


Assistir/sacar/sentir a...


Debaixo de uma chuva fininha e com o termômetros marcando...


Desembarquei e fui pro ponto marcado para o ato...


Andei um pouquinho e cheguei...


Olhei pro lugar marcado...


Desanimei um pouco...


Ainda tentei entender o que estava acontecendo...

Acho que tem uma faixa ali...


Realmente tem uma faixa ali...

Já já eu vejo ela melhor... 


Antes vou dar uma sacada melhor na região e...

Ônibus da PM (será um passeio turístico nas férias escolares hehehe)


Coleguinhas da mídia...


Alguém sendo entrevistado...

Vou chegar mais perto (depois eu olho a faixa...)


O desânimo está passando, olha o Lúcio Gregori aí !!


Pelo menos a "Aula Pública" está garantida!!


Isso se ele ainda tiver voz e energia...




Pois as perguntas não paravam...




E até alguns ataques desnecessários surgiram... (Este abaixo, sem rosto e candidato ao Prêmio Ogro do 1º semestre de 2015, estava passando, parou, pegou o bonde andando, interrompeu a entrevista e começou a falar poucas e algumas para o Gregori como se ele -Gregori- fosse o culpado pelo aumento da tarifa... O Sujeito começou falando: "e pq na sua época já não instituíram a tarifa zero" -até que tem lógica-, e terminou com: "vcs não vão me entrevistar tb??" -aí... bom...)



O Gregori se saiu bem, não alimentando o ataque e, eu, mentalmente, até agradeci pois com o "ataque" foi aberta uma brecha e consegui garantir (vai que o Secretário cansava ou perdia a voz até a aula...) a minha exclusiva...


Estava indo tudo bem, o Gregori dando MAIS entrevistas, a PM protegendo o ônibus que os trouxe pra proteger sei lá o que, o Povo sumindo...


Aí olhei lá pra frente da Prefeitura e vi que já dava pra ir ver a tal faixa (a chuva tinha praticamente acabado...)

Fui chegando perto...


Mais perto...


E... Ah ha!! Agora me animei de vez!!

Bora pra baixo do viaduto me posicionar...


  • Nota mental: Preciso começar a usar celular, pra ter acesso a avisos de última hora e pra não ter tantos altos e baixos no meu ânimo heheh

Saí da frente da Prefeitura, passei pelo Gregori (ainda dando entrevistas) e no caminho para a escadaria que me levaria pra baixo do viaduto... Uma pausa para o Sagrado...


Vcs leram na placa as datas 1592 e 1780???

Acho que nem precisa comentar nada né... Só admirar!!

 
 

Feita a pausa estratégica e algumas orações, borandar pra aula...


No caminho (tava difícil de chegar na aula hehehe) nova pausa pra uma rápida olhada na exposição batuta "Meu Olhar, Meu mundo"



Cheguei Finalmente (17h37)

Tudo arrumado esperando para a "mesa ser formada"


Faixa clássica e histórica devidamente posicionada ("Por uma vida sem catracas")


Aproveito que o Gregori ainda deve estar lá em cima dando entrevistas, vou dar uma sacada no local e olhem só quem encontro fazendo o mesmo (na verdade ele já havia feito e estava "indo comprar água"...)


Então eis que o Gregori chega...


Coleguinhas se agitam (mais...)


E a "Mesa" começa a ser montada... (Com o Ex-Secretário, militantes do Movimento Passe Livre e da Luta do Transporte no Extremo Sul)


Componentes da "Mesa" foram sendo apresentados, foram se posicionando...


Se ajeitando...


E a aula começou... (18h00)



Mídia (que compareceu em peso) atenta...


Coletivos e individualidades atentas



E tudo muito calmo, educativo, tranquilo, pacífico e bem batuta...


A imagem do vídeo abaixo está péssima (não entendi o pq, mas subi ele pra vcs ouvirem um pouco da aula...)

Deste outro ângulo/local a imagem melhorou, mas...


Fim da fala do Gregori, outras componentes da Mesa também falaram...


E a aula acabou (18h26)


"Alunos levantam das cadeiras"


E é chegada aquela hora clássica em que os professores são cercados em suas mesas, por alunos com mais desejo de informação...

 

Aí eu localizo a camiseta vencedora do "Prêmio: Melhor Camiseta do dia"


Enquanto entrevistas são dadas...



Eu também aproveito este momento...


Enquanto a PM passa bem devagar (e mais uma vez) observando tudo...


Até que, aos poucos, a moçada vai deixando o local...


 A mídia vai deixando seus postos...



E no lugar a noite vem chegando (19h37)


E, então resolvo, recolher acampamento...


Já no caminho pro bar (sim, durante a cobertura encontrei/fui encontrado por uma amiga e decidimos ir tomar um suco após a aula -mau sabíamos o que ainda ia acontecer e vcs saberão qdo eu subir o próximo post... MISTÉRIO!!!! hehehehe) passei pela faixa que, solitária, ainda sobrevivia na frente da Prefeitura...


Observada/registrada a faixa seguimos (eu e minha amiga) pro bar, pra por o papo em dia, tomar um ótimo suco de manga e, de lá (do bar) até as respectivas estações (eu ônibus, ela metro), fomos sugados por um portal espaço/temporal que... CONTO NO PRÓXIMO POST!!

Até a próxima!! (que será bastante musical e lúdica)


  • P.S1: Me surpreendi (pro bem) com todo o evento que parecia morto mas conseguiu se reorganizar e dar o recado...
  • P.S2: Achei interessante ver gente interessante, interessada nos acontecimentos interessantíssimos (revi muita gente que já não via pela rua tem um tempo);
  • P.S3: Ainda não sei como será no dia 09 (estarei lá observando) mas, como prévia, acho que já dá pra imaginar uma 1ª manifestação (desta série) bem interessante... Mesmo com a resposta negativa, a esta aula, dada nas redes sociais, por (muitas) pessoas ainda magoadas com o sumiço do MPL pós reunião com a DENTA, em 2013, e mesmo com a estratégia do Prefeito e do GOVERNADOR de escolher uma data ligada com as férias estudantis, o que (talvez) tenha minado o material humano para as ruas...
  • P.S4: Coloquei caixa alta no Governador, acima, pq era um comentário meio que geral à ausência (ou presença bem reduzida) de alusão ao mesmo, nos discursos/aulas... Inclusive duas representantes do "El País" com quem conversei no pós ato, também comentaram isto...
  • P.S5: Obrigado aos que gentilmente aceitaram falar com o MLI!!
  • P.S6: Vcs não estavam cegos não... A PM praticamente se fez ausente... Alias, vale dizer que qdo eu estava chegando, e cheguei por baixo, haviam umas 7 viaturas do choque posicionadas onde foi a aula... Viaturas estas que já não estavam mais lá quando desci (e também não tinham trocado de posição -indo pra cima-, quando a aula desceu...).
  • P.S7: Não tem "P.S7" voltem pro 1, ou releiam a cobertura, ou passem pro próximo post que conta a continuação MUSICAL deste dia batuta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad

Your Ad Spot